segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Publicando imagens: a descoberta do Irfanview

Acabei de conhecer o Irfanview. De início, fiquei surpresa e feliz com a rapidez do download. Mas confesso que desconfiei um pouco da qualiddae do que encontraria pela frente. Que nada! Sem mistérios, o programa se mostrou eficiente e simples. Ágil mesmo! E olha que eu usei a versão em inglês. Só depois, pesquisando um pouco para entender melhor do que se tratava, descobri que é possível uma versão em português.

E o processo de instalação também é simples. Depois de ter baixado o Irfanview em inglês, basta acessar o site oficial dele e procurar na coluna à esquerda por "Irfanview languages". Bem ali tem um link para download. Depois é só instalar o arquivo e abrir o Irfanview e na opção "Properties", você encontrará "Language". Aí é só clicar em português que sua vida vai ficar mais fácil ainda! rsssss

Como estou afastada do trabalho por conta da minha atual vida de estudante, optei por usar fotos de minhas filhas nesta atividade. É o que mais fotografo nos últimos sete anos! rssss

Primeiro, trabalhei o redimensionamento. O processo foi tranquilo, mas perdi muito tempo durante a postagem. Embora no local de adicionar imagem a especificação diga que é possível postar em bmp, neste formato demorei horas para publicar e quando consegui a foto não ficou visível no blog. Transformada em jpg, foi tudo rapidinho. É interessante atentar para o fato de que se não especificarmos no redimensionamento, a imagem vai direto para bitmap.
Como fotografei:
Depois de ser alterada:

Na hora de recortar a imagem, demorei um pouco por ser a primeira vez a usar este programa. Não dominava ainda a localização das ferramentas.
Como fotografei: Depois de ser trabalhada:
Nos dois casos, achei que o resultado ficou satisfatório. Para a primeira ação, escolhi uma fotografia que estava um pouco fora de foco, para avaliar como ficaria com o redimensionamento. Ainda assim, ficou legal. Como é para publicação na Web e não para impressão, a qualidade da imagem pode ser mesmo inferior.
Já conhecia e usava outros programas que possibilitam a edição de imagens. Por isso, considero que o Irfanview é excelente para visualização e conversão. Não devendo ser exigido muito no sentido da edição. Embora apresente bastante recursos que nos façam ir além do básico!

Nenhum comentário: