domingo, 19 de outubro de 2008

Conteúdo para o podcast

Quando optei pelo tema do podcast – Copyleft e Creative Commons -, achei que deveria disponibilizar também alguns elementos que não cabiam na postagem anterior. Por isso, resolvi escrever mais um pouco!

Sobre o assunto

Um vídeo bem bacana, só que em inglês, explica de forma bastante interessante o conceito de podcasting: Podcasting in Plain English. Vale à pena assistir! É curtinho e ágil.




Para entender melhor sobre copyleft, além de assistir algumas aulas e ler alguns textos, fiz uma básica pesquisa na Internet e, claro, passei pela Wikipedia.



Explicações que dão conta do Creative Commons podem ser encontradas no site do projeto no Brasil.

Exemplo na rede

Recém-lançado pela EDUFBA – editora da Universidade Federal da Bahia –, o livro Além das Redes de Colaboração: internet, diversidade cultural e tecnologias do poder, organizado por Nelson De Luca Pretto e Sérgio Amadeu da Silveira, é um ótimo exemplo desta nova tendência de publicação de obras mesmo que impressas, disponibilizadas na Net sob a licença Creative Commons.

A entrevista

A estudante de Pedagogia, da UFBA, Géssica Aragão, foi escolhida por concentrar uma série de elementos em torno da temática que lhe possibilitam o domínio, a segurança e fluência ao falar sobre o assunto. Bolsista PIBIC (iniciação científica), se dedica ao estudo do tema, agora já no segundo projeto: O Papel das Tecnologias Livres (Parte 2). Atua na Rádio Faced Web, que tem como proposta disponibilizar suas produções sob a licença Creative Commons. Além disso, no penúltimo semestre do Curso, já trabalha na monografia de conclusão que também aborda a questão dos direitos autorais nesta nova perspectiva.

É isso! Faça suas descobertas e discuta com a gente!

Um comentário:

Sule disse...

To aqui te seguindo viu??? Agora um detalhe: Tem um dos comentários que vc responde a menina por aqui!!!
É isso mesmo??? Tem que ir no blog da pessoa para responder ao teu comentário, pq ela não vai saber nunca, só se voltar e ler teus comentários!!!
Agora tem mais uma leitora!!!E chata!!!kkkkkkk
bjocas