sábado, 18 de outubro de 2008

Postando um podcast


Calma, paciência e insistência são fundamentais para quem quer aprender a postar um arquivo de áudio!



Aparentemente simples, o processo de postagem de um podcast, para iniciantes, não é tão fácil quanto eu imaginava. Depois de ler um pouco sobre o assunto, escolhi o tema a ser discutido. Decidi por uma entrevista curta, como era a proposta deste primeiro momento, sobre copyleft - uma vertente do direito autoral que é quase, se não, uma consequência da Web.

A gravação foi feita nos destes aparelhos compactos que usamos como pendrive e mp3. Simples e rápida. De primeira, tinha o texto enxuto, como pretendia. Aí, comecei a desbravar os softwares... rssss Procurei uma colega de grupo de pesquisa da Faced, que usa o Audacity - programa indicado para a edição do áudio. Umas explicações e tudo parecia traquilo.

Em casa, baixei o Audacity e tentei exportar, para transformar em mp3. Que sufoco! Como já havia a indicação no material estudado anteriormente, era necessário um plugin enc.dll. Fui à procura do Lame. Download também tranquilo. A grande questão foi entender como funcionava. Não conseguia executar de jeito nenhum. Gastei uns dois dias tentando, futucando, lendo, baixando outros softwares com finalidade semelhante... Até que consegui!

A edição foi simples, pois a garvação estava legal. Foi só deletar uns segundinhos do início e do fim, e pronto!


Postar!
Optei pelo podbean.com. Apesar de ser em inglês, é bem explicativo e mostra passo-a-passo como fazer. Traz telas com cada detalhe necessário para o iniciante. Sem contar que é free. O resultado, você pode conferir abaixo!


2 comentários:

Fábio Ribas disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fábio Ribas disse...

Obrigado pela dica, gostei muito e parabéns pelo blog. Também sou blogueiro, mas, só como passa tempo... logo-logo estará no ar meu PODcast... se quiser conferir um teste: www.comando93.podomatic.com
não sei se vai conseguir conectar, uma das razões que procurei no seu blog um novo servidor...
Forte abraço,

Fábio Ribas

www.fabioribas.blospot.com