sexta-feira, 29 de outubro de 2010

NOVO TEXTO DA LEI AZEREDO É PIOR QUE O ORIGINAL

Ronaldo Lemos, colunista do jornal Folha se São Paulo, comenta as mudanças no texto da Lei Azeredo, para criminalização da internet, e o retrocesso que isso implica. Clique aqui para ouvir. Vale acompanhar as discussões em torno desta temática!


quarta-feira, 13 de outubro de 2010

ÉTICA HACKER É TEMA DE EVENTO NA UFBA

18 e 19 de outubro de 2010
salvador, bahia, brasil

Nos dias 18 e 19 de outubro, Salvador sediará o evento “A Ética Hacker e o desenvolvimento científico e tecnológico”, promovido pela Faculdade de Educação (Faced), da Universidade Federal da Bahia (UFBA), e pela TV e Rádio Educadora da Bahia, com apoio da Faspeb. A iniciativa integra a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e tem como objetivo envolver a comunidade e os meios de comunicação nas discussões sobre a chamada ética hacker e sua relação com a educação, cultura, ciência e tecnologia.

Para a divulgação do tema e do evento um material audiovisual foi produzido e está disponível na internet com o intuito de destacar a força da produção colaborativa de culturas e conhecimentos, da lógica do compartilhamento e da generosidade, da música livre e a importância do uso das tecnologias digitais da informação e comunicação.

Além das palestras e debates que acontecem dias 18 e 19 de outubro próximo na Faculdade de Educação da UFBA, em Salvador/Bahia, no dia o dia 19/10 será exibido pela TVE Bahia o programa TVE Debate - Os hackers na sociedade, às 19:30 (com reprise dia 24/10).


Estarão presentes, entre outros, os professores Sérgio Amadeu da Silveira (UFABC), Sérgio Amaral (Unicamp), Alexandre Oliva (Unicamp), Andre Stangl (USP), Claudio Manoel (UFRB). Apoiado pela Fapesb, o evento é resultado de uma parceria entre o IRDEB e a Faculdade de Educação (Faced) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e terá transmissão ao vivo e em streaming de vídeo pelo ÉduCANAL da Faced, acessível pela página do evento. Quem não puder comparecer ao local, vai poder participar via chat, Twitter, Identi.ca e redes sociais.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

NOVO LIVRO SOBRE ORKUT


O
rganizado por Edvaldo Souza Couto e Telma Brito Rocha, A Vida no Orkut: Narrativas e aprendizagens nas redes sociais traz uma série de textos com análises de pesquisadores que se dedicam ao tema. Vale à pena conferir!



Quem estiver em Salvador na próxima segunda, 13/09, pode ir ao lançamento promovido pela Edufba, no Palácio da Reitoria da Universidade Federal da Bahia, a partir das 17h30.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

PARA ENTENDER O UCA

Compartilho material interessante, enviado por Lívia Coelho, para quem quiser entender o projeto UCA, Um Computador por Aluno. Clique aqui e veja o site oficial do programa, com dados estatísticos e diretrizes que regulamentam a iniciativa. Neste outro endereço aqui, você pode conferir uma apresentação de slides que mostra os pilares que sustentam a implantação do projeto.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

COMPÓS 2010


Se você não pôde ir ao 19 º Encontro Anual da Compós, na PUC - Rio, veja aqui o texto completo dos trabalhos apresentados. E aqui você pode ouvir apresentações dos GTs.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Biblioteca E = R: TEXTOS SOBRE REDES SOCIAIS ONLINE


Esta dica vem de Fabiana Sasi. O projeto Escola-de-Redes criou uma biblioteca online que tem vários textos disponíveis para baixar. A busca pode ser feita a partir do nome do autor - todos organizados em ordem alfabética. Alguns já estão organizados em bibliotecas próprias, como Pierre Lévy, Edgard Morin e Clay Shirky.

A Biblioteca E = R aceita textos - devolvidos ao domínio público ou sob licença Creative Commons - sobre redes sociais e temas correlatos. Para conhecer o acervo, clique aqui.

terça-feira, 25 de maio de 2010

NOVO LIVRO DE NELSON PRETTO DISCUTE O USO DO RÁDIO NA EDUCAÇÃO


Rádio, teatro, educação, história da comunicação, produção de conhecimento. Tudo isso junto, em um momento especial. O lançamento do livro Do MEB à WEB: o rádio na educação (Editora Autêntica), organizado por Nelson Pretto (Faculdade de Educação da UFBA) e Sandra Tosta (PUC - MG). O evento será dia 01 de junho (terça-feira), às 19h, na Escola de Teatro da UFBA e inclui a estreia da peça radiofônica A Vida de Franz Biberkopf, de Alfred  Döblin, com direção de Gideon Rosa (Escola de a Teatro da UFBA), e a audição da adaptação de um dos programas do Movimento de Educação de Base (MEB).


Aliás, uma das razões do livro. Do MEB à WEB foi elaborado com a intenção de mostrar o percurso do rádio desde a década de 1960, quando era utilizado por integrantes dos projetos de alfabetização popular com o objetivo de formação de cidadania, até chegar aos avanços que surgem com a internet. “A rádio web passa a se constituir numa enorme possibilidade, em função da sua potencial riqueza de associação não só do aúdio, mas também de fotografia, vídeos e filmes, criando um verdadeiro espaço multimídia, rico potencial de trabalho para professores e alunos, mas não só para eles”, enfatiza Pretto.



Com estudos de pesquisadores do Brasil, Espanha e Portugal – resultado de parcerias que visam mostrar o desenvolvimento do rádio nestes países – o livro de traz um panorama do uso do rádio na educação. No prefácio, Guillermo Orozsco Gomes (Universidade de Guadalajara, México) reflete sobre o tema, analisando o uso deste veículo de comunicação na América Latina pelos movimentos sociais.


O primeiro lançamento de Do MEB à WEB foi no dia 14/05, na Bienal do Livro de Belo Horizonte. O evento de Salvador terá transmissão pelas Rádios Web da FACED (www.radio.faced.ufba.br) e de Teatro (www.radio.teatro.ufba.br). Leia um capítulo clicando aqui.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

CONCURSO IDENTIDADE VISUAL SBGAMES

Até o dia 30 de junho a UNEB recebe inscrições para o concurso que definirá a identidade visual do SBGAMES 2011!

Maior evento de jogos da América Latina, o Brazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainment - SBGAMES - reúne em Universidades brasileiras pesquisadores, estudantes, professores e empresários da indústria de games, tanto do cenário nacional como internacional, para discutir estes elementos tecnológicos sob diferentes pontos de vista.

Em 2011 será realizado em Salvador, integrando instituições públicas e privadas, bem como empresas e o segmento do governo do estado, a exemplo da Secretaria de Cultura, Secretaria da Indústria e Comércio e Secretaria de Ciência e Tecnologia para discutir as possibilidades dos “Social Games”, tema central do evento.

INFORMAÇÕES:

Sala de Pesquisa do Grupo Comunidades Virtuais – Prédio da Pós-graduação – 2º. Andar, sala 2 – UNEB - Cabula – Telefone: 71-3117-2458

E-mail: games@comunidadesvi rtuais.pro. br

Site: www.comunidadesvirt uais.pro. br/sbgames2011

terça-feira, 18 de maio de 2010

BAHIA DE TODOS OS CANTOS


Vale conferir o programa Bahia de Todos os Cantos, que será exibido nesta quarta-feira (19), às 20h, com reprise no sábado (22), às 8h30, na TVE. O destaque deste episódio é o Território do Baixo Sul. A série promete mostrar a nova modalidade de turismo que toma conta da região, além das potencialidades do dendê, os Zambiapungas de Nilo Peçanha, as histórias de desenvolvimento do Quilombo de Boitaraca.


Para descobrir histórias dos moradores, a equipe do programa percorreu várias cidades do território que fica a aproximadamente 270 quilômetros de Salvador. No roteiro da viagem Nilo Peçanha, Cairu e Maragogipinho foram alguns dos municípios visitados, dos 14 que compõem o território. O território é recortado pela beleza exuberante das baías do Baixo Sul, onde o dendê dá o tom e o brilho da identidade da região.

Em Cairu, único município arquipélago do Brasil, com 36 ilhas, o turismo ecológico que vem transformado a ilha de Boipeba em centro de formação ambiental. Ao mostrar as potencialidades do dendê, fruto que representa a identidade do Baixo Sul, a equipe chega a Taperoá, onde há iniciativas de fabricação do Biodiesel.


No município de Nilo Peçanha, a força do Quilombo de Boitaraca que há séculos trabalha o beneficiamento da piaçava; e a tradição dos Zambiapungas que fortalecem a identidade negra do território. E ainda, Jajá da Cachoeira narra o seu encontro com o Lobisomem; Dona Mara de Valença ensina fazer a moqueca de banana da terra com camarão e jabá; e conheça as olarias de Maragogipinho que alimentam a feira de Caxixis.


O programa

Série de TV, revista e portal. Este é o escopo do projeto Bahia de Todos os Cantos, que surgiu a partir da Revista homônima, produto desenvolvido para o Governo baiano e que já está na sua quarta edição. A série contempla 32 episódios com viagens a todos os territórios de identidade do Estado.


Desenvolvimento social, cultural e econômico faz parte da pauta do Bahia de Todos os Cantos. O programa identifica os potenciais de cada território e pretende conhecer cada canto da Bahia com o olhar dos seus moradores, além de identificar as potencialidades de cada região, pontuar os caminhos para o desenvolvimento e os traços culturais.

O Bahia de Todos os Cantos é programa de TV realizado pela Lima Comunicação, com apoio da Secretaria do Planejamento (Seplan), Secretaria de Cultura da Bahia (Secult), Empresa Gráfica da Bahia (Egba) e Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb).

2ª Temporada

Programa 19/05 e 22/05 – Baixo Sul

Programa 26/05 e 29/05 – Melhores Momentos RMS, Recôncavo e Baixo Sul


Fonte: Divulgação

TECNOLOGIA É BRILHANTE

Boa dica de Antônio Figueiredo. A história da comunicação em Stop-Motion. Clique aqui e confira!

MOSTRA DE AUDIOVISUAL EM ILHÉUS

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Jornal do Futura no Youtube


Não foi possível assistir ao Jornal do Futura pela TV? Não tem problema! A partir de hoje, às 14h, a edição do dia vai estar disponível no Youtube. Para acessar, basta clicas aqui.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

OLAVO BILAC E A TELEVISÃO

Para quem não conhece, vale ler o texto abaixo, escrito por Olavo Bilac para a Revista kosmos, em 1904. Nele, o autor mostra a sua angústia com a possível extinção do livro após o advento do jornal e da revista, demostra o seu incômodo com o processo acelerado de produção de notícias que se impunha e ainda vislumbra o que chamaríamos posteriormente de televisão. Fantástico!

Mais de quatro séculos nos separam do tempo em que os impressores de Moguncia e Strasburgo - espalhando pela Europa algumas folhas volantes, com as notícias da guerra entre gregos e turcos e das victórias do Sultão Mahotmet II - crearam o veículo rápido do pensamento humano, a que se deu depois este curto, mágico, prestigioso e expressivo nome: "jornal". Aquelles boletins dos discípulos e continuadores de Guttemberg foram, de facto, o núcleo gerador d'esta immensa e dilatada imprensa de informação, que avassalla a terra, dirigindo todo o movimento commercial, político e artístico da humanidade, pondo ao seu próprio serviço, à medida que aparecem, todas as conquistas da civilização, aumentando e firmando de anno em anno o seu domínio - e chegando a ameaçar de morte a indústria do livro, como acabam de confessar a um redactor de 'La Revue' todos os grandes editores da capital franceza.


Quem está matando o livro não é pròpriamente o jornal: e, sim, a revista, sua irmã mais moça, cujos progressos, no século passado e neste começo de século, são de uma evidencia maravilhosa. Mas o "jornal" e a "revista" confundem-se, formando juntos a província maior da imprensa, e aperfeiçoando-se juntos, numa evolução contínua, que ninguém pode prever quando nem como alcançará o seu último e summo estadio.


Justamente, agora, nos últimos dias de 1903, dois physicos francezes, Gaumont e Decaux, acabam de achar uma engenhosa combinação do phonographo e do cinematographo - o chronophono -, que talvez ainda venha a revolucionar a indústria da imprensa diária e periódica. Diante do apparelho, uma pessoa pronuncia um discurso: o chronophono recebe e guarda esse discurso, e, d'ahi a pouco, não somente repete todas as suas phrases, como reproduz, sobre uma tela branca, a figura do orador, a sua physionomia, os seus gestos, a expressão de sua face, a mobilidade dos seus olhos e dos seus lábios.


Talvez o jornal futuro seja uma applicação desta descoberta... A atividade humana aumenta, n'uma progressão pasmosa. Já os homens de hoje são forçados a pensar e a executar, em um minuto, o que os seus avós pensavam e executavam em uma hora. A vida moderna é feita de relâmpagos no cérebro, e de rufos de febre no sangue. O livro está morrendo, justamente porque já pouca gente pode consagrar um dia todo, ou ainda uma hora toda, à leitura de cem páginas impressas sobre o mesmo assumpto. Talvez o jornal futuro - para attender à pressa, à ansiedade, à exigência furiosa de informações completas, instantâneas e multiplicadas - seja um jornal fallado, e illustrado com projeções animatographicas, dando, a um só tempo, a impressão auditiva e visual dos acontecimentos, dos desastres, das catastrophes, das festas, de todas as scenas alegres ou tristes, sérias ou fúteis, d'esta interminável e complicada comédia, que vivemos a representar no immenso tablado do planeta...

Por agora - enquanto não chega essa era de supremo progresso -, contentemo-nos com o que temos, que já não é pouco...

[Extraída de Poesias, de Olavo Bilac, organização e prefácio de Ivan Teixeira, Editora Martins Fontes, São Paulo, 1997]. Disponível em: http://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/comunicacao/0001.html

Seminário online discute construção de conhecimento e cultura digital

Novos Caminhos para a Educação: cultura digital, jogos e
divertimento eletrônico.


Encontro que pretende discutir problemas relacionados à construção de conhecimentos e produção de sentidos na escola de ensino básico e o papel dos jogos digitais e de ambientes baseados em cultura digital na transformação dos cenários tradicionais da sala de aula. Como exemplo, será apresentada uma experiência atualmente em desenvolvimento no Porto Digital (Recife): a Olimpíada de Jogos Digitais e Educação, uma aventura online jogada por alunos de escolas públicas de Pernambuco e do Rio de Janeiro.

O Encontro é voltado para educadores, tutores, alunos, profissionais, gestores, líderes e administradores de educação e/ou TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) ou beneficiados por ela.

Palestrante: LUCIANO MEIRA. Graduado em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia do Recife (1984), Mestre em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco (1987), Ph.D. em Educação Matemática pela University of California at Berkeley (1991), Luciano Meira é professor adjunto do Departamento de Psicologia da UFPE e pesquisador da Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva da mesma instituição. Tem experiência na área de desenvolvimento humano, atuando principalmente nos seguintes temas: processos de produção de sentidos, análise interacional, tecnologias da informação e Internet. Foi pesquisador do CNPq de 1992 a 2007, e é atualmente bolsista de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico e Industrial do SOFTEX-Recife (2008-2011). Também é consultor em educação e estudos de usabilidade do C.E.S.A.R - Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife.

Data e Horário:16 de Abril de 2010 às 10h00. O acesso à sala virtual estará disponível 15 minutos antes do início da palestra.
Investimento: Gratuito
Inscrição: Para se inscrever nesse web seminar, basta se cadastrar neste link:
https://www2. gotomeeting. com/register/ 870033826

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Seja Repórter da revista Continuum Itaú Cultural

Periferia é o tema da próxima edição
Trata-se de uma ação de incentivo da revista Continuum Itaú Cultural - exclusivo para estudantes de graduação de todos os cursos - se exercitarem no gênero reportagem. O tema da reportagem é PERIFERIA. O estudante interessado terá que ter como alvo da reportagem o universo da periferia e seus vários aspectos. Exemplos a escolher: aspectos históricos, urbanísticos, sociais, educacionais e artísticos que permeiam as periferias dos grandes centros urbanos brasileiros, a própria formação das periferias, os movimentos emergentes nessas localidades e sua atuação artístico-cultural, as práticas de sustentabilidade, entre outros.

Prêmio de incentivo: a reportagem será publicada na revista Continuum Itaú Cultural, nº 26, de junho-julho e o estudante receberá 300,00 (trezentos reais). Lembramos que a revista é distribuída nacionalmente.

As etapas da ação são:
- o estudante envia um projeto de reportagem com até 1400 caracteres (uma lauda) para a redação da revista Continuum, de acordo com o tema solicitado, através do e-mail
participecontinuum@itaucultural.org.br.
- a inscrição é individual. Orientações sobre como enviar o projeto, regulamento da ação e a convocatória no site
www.itaucultural.org.br/revista. Prazo de envio do projeto: até 18 de abril de 2010 (pode enviar até à meia noite);

Outros prazos da ação:
- o projeto selecionado pela Comissão de Seleção é anunciado no dia 19 de abril. A Comissão de Seleção enviará um e-mail e/ou telefonará para o estudante do projeto selecionado;
- o estudante do projeto selecionado terá até o dia 23 de abril de 2010 para enviar os documentos solicitados no regulamento.
- o estudante terá até o dia 30 de abril de 2010 para enviar a matéria jornalística concluída. O estudante terá o apoio da redação da revista na condução da reportagem.

E-mail tira dúvida: participecontinuuum@itaucultural.org.br

Observação:
- No mesmo e-mail em que o estudante enviar o projeto, deverá também anexar a ficha de inscrição em arquivos separados no formato word.

- No campo assunto do e-mail deverá constar: Regulamento Ação Deadline

- Pauta: Periferia

terça-feira, 13 de abril de 2010

Disponível livro da Anped sobre currículo

Para quem se interessa pelos estudos sobre currículo, vale dar uma olhada no livro que é resultado das discussões do GT Currículo, durante a 32ª Reunião Anual da Anped - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, em 2009.

Com o título "Discurso, texto, narrativa nas pesquisas em Currículo", o livro pode ser baixado clicando aqui.

WORKSHOP SOBRE SOM E COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA


Inscrições abertas online para o Workshop "Paisagem Sonora, Rádio e Comunicação Alternativa", que vai tratar de Midiativismo, Software Livre, Edição e Produção Tática de Som, além de Uso Tático dos meios. Este Wokshop se realizará transmitindo e comunicando de forma simultanea os conteúdos entre a cidade de Salvador e a cidade de Bogotá (Colômbia).


Saiba mais no site Theorós.

sábado, 10 de abril de 2010

EVIDOSOL E CILTEC-ONLINE ABREM CHAMADA DE TRABALHOS

O Grupo Texto Livre aceita resumos para o VI Encontro Virtual de Documentação em Software Livre (Evidosol) e III Congresso de Linguagem e tecnologia (Ciltec-online).

As inscrições ficam abertas até 06 de maio de 2010 para apresentadores ou participantes sem apresentação de trabalho que desejem receber certificado. Podem ser enviados, pelos apresentadores, resumos em português, inglês, espanhol ou italiano que se encaixem nas trilhas: Hipertexto, Blogs e Wikis, Ensino e Internet, Cultura Livre, Divulgação de Software Livre, Documentação em Software Livre, Linguagem e Tecnologia e Produção Textual no Computador.

O objetivo do evento é ampliar o debate em torno do diálogo entre linguagem e tecnologia por meio de apresentação de pesquisas e relatos de experiências. Por ser um evento virtual, espera-se que supere a barreira da distância física, facilitando a participação dos interessados.

O evento acontecerá virtualmente em canais de
chat (IRC) e é gratuito. Os trabalhos apresentados poderão ser submetidos também em formato de artigo para a Revista Texto Livre. Todos os participantes receberão certificados. De acordo com a equipe organizadora, já estão confirmadas as conferências de Profa. Dra Ana Cristina Fricke Matte (UFMG), Daniel Armando Rodriguez (Escuelas Libres - Argentina) e Prof. Dr. Marcelo El Khouri Buzato (UNICAMP).
Confira mais informações e faça sua inscrição no site:
http://evidosol. textolivre. org

sexta-feira, 26 de março de 2010

O Globo cria cargo de editora de mídias sociais

A notícia é do portal Comunique-se e mostra que o mercado
está atento às mudanças!


O jornal O Globo criou um novo cargo para aumentar sua presença na web 2.0, o de editora de mídias sociais. A função ficará sob responsabilidade da jornalista Nívia Carvalho, ex-coordenadora de Treinamento e Desenvolvimento da Infoglobo. O objetivo da empresa é aumentar o relacionamento da Redação com as mídias sociais e a interação dos leitores com o jornal.

“Muito do trabalho nesse momento é incentivar o melhor uso de redes sociais entre os jornalistas, encontrando caminhos que tornem as ferramentas naturais em nosso dia a dia. Com isso, amplia-se a cultura da publicação descentralizada, levando a mais leitores o que temos de melhor, a informação; e abrindo mais um canal de interação com nosso público”, explica Nívia.

A jornalista diz estar “duplamente feliz”. “(...) pela iniciativa da empresa, pioneira na incorporação da interatividade na produção jornalística e que agora dá mais um passo nessa direção ao investir em mídias sociais; e por mim, que tenho a oportunidade de participar, de alguma forma, do processo de transformação da produção e da distribuição de conteúdo a que estamos assistindo nos últimos tempos”.

Para ela, O Globo já evoluiu muito na interação com os leitores, com uma média de 10 mil participações por dia e 150 contribuições diárias dos leitores, na área de jornalismo participativo, além das contas no Twitter, com destaque para a de Patrícia Kogut, que já tem quase 58 mil seguidores e a do Blog do Noblat, com mais de 30 mil. Mesmo assim, Nívia ressalta que ainda há mais a alcançar. “Mas claro que sempre temos o que melhorar, conhecendo cada vez melhor a audiência (a que temos e o que esperamos atingir) e marcando nossa presença em várias redes sociais, sem esquecer que cada uma tem seu próprio DNA”, afirma.

LANÇADO SITE QUE REÚNE BIBLIOGRAFIA DE COMUNICAÇÃO

Lançado o Almanaque da Comunicação, um site que reúne inicialmente 2 mil referências de livros sobre imprensa, rádio, televisão, propaganda, cinema, internet e relações públicas. Nelson Varón Cadena, responsável pelo Almanaque, diz que a intenção é auxiliar pesquisadores, professores e alunos universitários. Ele pretende até julhor chegar a 3 mil referências.
A classificação das obras é feita de acordo com 28 temas.

Clique no link para visitar: http://www.almanaquedacomunicacao.com.br/