terça-feira, 18 de maio de 2010

BAHIA DE TODOS OS CANTOS


Vale conferir o programa Bahia de Todos os Cantos, que será exibido nesta quarta-feira (19), às 20h, com reprise no sábado (22), às 8h30, na TVE. O destaque deste episódio é o Território do Baixo Sul. A série promete mostrar a nova modalidade de turismo que toma conta da região, além das potencialidades do dendê, os Zambiapungas de Nilo Peçanha, as histórias de desenvolvimento do Quilombo de Boitaraca.


Para descobrir histórias dos moradores, a equipe do programa percorreu várias cidades do território que fica a aproximadamente 270 quilômetros de Salvador. No roteiro da viagem Nilo Peçanha, Cairu e Maragogipinho foram alguns dos municípios visitados, dos 14 que compõem o território. O território é recortado pela beleza exuberante das baías do Baixo Sul, onde o dendê dá o tom e o brilho da identidade da região.

Em Cairu, único município arquipélago do Brasil, com 36 ilhas, o turismo ecológico que vem transformado a ilha de Boipeba em centro de formação ambiental. Ao mostrar as potencialidades do dendê, fruto que representa a identidade do Baixo Sul, a equipe chega a Taperoá, onde há iniciativas de fabricação do Biodiesel.


No município de Nilo Peçanha, a força do Quilombo de Boitaraca que há séculos trabalha o beneficiamento da piaçava; e a tradição dos Zambiapungas que fortalecem a identidade negra do território. E ainda, Jajá da Cachoeira narra o seu encontro com o Lobisomem; Dona Mara de Valença ensina fazer a moqueca de banana da terra com camarão e jabá; e conheça as olarias de Maragogipinho que alimentam a feira de Caxixis.


O programa

Série de TV, revista e portal. Este é o escopo do projeto Bahia de Todos os Cantos, que surgiu a partir da Revista homônima, produto desenvolvido para o Governo baiano e que já está na sua quarta edição. A série contempla 32 episódios com viagens a todos os territórios de identidade do Estado.


Desenvolvimento social, cultural e econômico faz parte da pauta do Bahia de Todos os Cantos. O programa identifica os potenciais de cada território e pretende conhecer cada canto da Bahia com o olhar dos seus moradores, além de identificar as potencialidades de cada região, pontuar os caminhos para o desenvolvimento e os traços culturais.

O Bahia de Todos os Cantos é programa de TV realizado pela Lima Comunicação, com apoio da Secretaria do Planejamento (Seplan), Secretaria de Cultura da Bahia (Secult), Empresa Gráfica da Bahia (Egba) e Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb).

2ª Temporada

Programa 19/05 e 22/05 – Baixo Sul

Programa 26/05 e 29/05 – Melhores Momentos RMS, Recôncavo e Baixo Sul


Fonte: Divulgação

Nenhum comentário: