terça-feira, 25 de maio de 2010

NOVO LIVRO DE NELSON PRETTO DISCUTE O USO DO RÁDIO NA EDUCAÇÃO


Rádio, teatro, educação, história da comunicação, produção de conhecimento. Tudo isso junto, em um momento especial. O lançamento do livro Do MEB à WEB: o rádio na educação (Editora Autêntica), organizado por Nelson Pretto (Faculdade de Educação da UFBA) e Sandra Tosta (PUC - MG). O evento será dia 01 de junho (terça-feira), às 19h, na Escola de Teatro da UFBA e inclui a estreia da peça radiofônica A Vida de Franz Biberkopf, de Alfred  Döblin, com direção de Gideon Rosa (Escola de a Teatro da UFBA), e a audição da adaptação de um dos programas do Movimento de Educação de Base (MEB).


Aliás, uma das razões do livro. Do MEB à WEB foi elaborado com a intenção de mostrar o percurso do rádio desde a década de 1960, quando era utilizado por integrantes dos projetos de alfabetização popular com o objetivo de formação de cidadania, até chegar aos avanços que surgem com a internet. “A rádio web passa a se constituir numa enorme possibilidade, em função da sua potencial riqueza de associação não só do aúdio, mas também de fotografia, vídeos e filmes, criando um verdadeiro espaço multimídia, rico potencial de trabalho para professores e alunos, mas não só para eles”, enfatiza Pretto.



Com estudos de pesquisadores do Brasil, Espanha e Portugal – resultado de parcerias que visam mostrar o desenvolvimento do rádio nestes países – o livro de traz um panorama do uso do rádio na educação. No prefácio, Guillermo Orozsco Gomes (Universidade de Guadalajara, México) reflete sobre o tema, analisando o uso deste veículo de comunicação na América Latina pelos movimentos sociais.


O primeiro lançamento de Do MEB à WEB foi no dia 14/05, na Bienal do Livro de Belo Horizonte. O evento de Salvador terá transmissão pelas Rádios Web da FACED (www.radio.faced.ufba.br) e de Teatro (www.radio.teatro.ufba.br). Leia um capítulo clicando aqui.

Nenhum comentário: