A programação do Sala de Notícias, do
Canal Futura, da semana que se inicia traz três
entrevistas bastante interessantes.

Durante o bate papo com a jornalista Simone Braga, ele esclarece dúvidas e curiosidades dos internautas que participam da conversa pela web e diz que estamos vivendo na verdade a pré-história da era digital.

Com artigos instigantes na imprensa provocava polêmica e discussão, sempre defendendo teses nacionalistas, causas que hoje revelam um precioso retrato de uma época. Dono de estilo conciso, temperado com doses de ironia, sua escrita atingia o grande público e o transformou em campeão de vendas e celebridade. A literatura de Monteiro Lobato revelou ao Brasil urbano as mazelas do mundo rural. Um mundo ignorado por aqueles que ele classificava como escritores de gabinete.
Geraldo Casé, entrou para a história como um dos pais da televisão brasileira. Um multimídia, quando esse conceito nem ao menos existia. Um criador, que, com imagens, deu corpo, na televisão, aos geniais personagens de Monteiro Lobato, com o Sítio do Pica-pau Amarelo. Num momento extremamente delicado da vida brasileira, em que a arte precisava driblar a censura, Casé manteve a ironia e o espírito crítico de Lobato, atraindo a audiência dos pais para o mais bem sucedido programa infantil da TV brasileira. No Sala de Notícias, Monteiro Lobato e a sua obra mais famosa, o Sítio do Pica-pau Amarelo, que com a adaptação de Geraldo Casé, para a televisão, virou campeão de audiência , ganhou prêmios internacionais e revelou para milhões de brasileiros um Brasil pouco conhecido.

A conversa foi no Café do Trem da Vale, em Ouro Preto. Chartier fala ainda do papel dos livros na formação de uma sociedade e sua colaboração para revelar aspectos culturais tipicamente brasileiros. Quais são os motivos que levam o leitor a procurar um texto na internet? Será que a curiosidade e a expectativa do leitor se alteram quando ele lê um texto na internet? Hoje, a velocidade da informação é tanta que algumas pessoas deixam de lado um bom livro para se divertir com emails e textos eletrônicos, mas ainda existe uma boa parcela que não abre mão da literatura tradicional escrita.
Fonte informações: Canal Futura
Fonte imagens: picasaweb.google.com, kruufm.com e http://internetetopinion.wordpress.com/2007/10/12/lecrit-sur-lecran-analyse-et-conseils-de-roger-chartier/
Nenhum comentário:
Postar um comentário