Este espaço foi criado para o curso "Introdução ao Jornalismo 2.0", do Knight Center for Journalism in the Americas, Universidade do Texas. Além de possibilitar novas aprendizagens digitais, me tirou do prazer do anonimato. Acho que não tem graça tentar entender a web escondida atrás da tela. Resolvi continuar a empreitada e compartilhar olhares deste mundo... Aproveite e deixe suas impressões... Aqui, cabe um pouco de tudo, desde que haja coerência... Vamos descobrir juntos!
quinta-feira, 30 de abril de 2009
Agora acabou: STF revoga a Lei de Impresa
sexta-feira, 10 de abril de 2009
Associated Press e web semântica
Reflexões sobre aNa semana passada, discutia com Adriane Halmann sobre o que viria a ser a web semântica e como ela estaria mudando o atual perfil da web. Chegamos a algumas conclusões e a muitas dúvidas, que nos incentivaram a continuar na empreitada de tentar entender qual era a nova missão de Tim Berners-Lee - o inglês responsável pela criação da WWW, nos laboratórios do CERN, na Suíça.
discussão da Asociated
Press em torno do direito
autoral e os sistemas de busca
Desde os idos de 1990, a web continua a se metamorfosear, transformando o modelo estático inicial em uma plataforma onde o utilizador pode também criar e distribuir produtos com conteúdos que lhe interessem. Esta seria mais ou menos a lógica da Web 2.0. A web semântica, tratata também como Web 3.0, traria a proposta de interligar a "rede das redes" em um poderoso banco de dados. Os sistemas de busca seriam guiados não mais por palavras-chave, mas por conceitos. Os motores de buscas seguiriam a lógica de metadados interligados por uma linguagem própria e universal, potencializando as tags.
AP: um contraponto
Uma das fotos da AP premiadas
com o Pulitzer
Mesmo sem saber exatamente no que isso vai dar e já percebendo algumas experiências neste sentido, chamou a minha atenção hoje a informação de que a agência de notícias Associated Press pretende processar aqueles que têm usado indevidamente o conteúdo do seu site. Segundo texto publicado no IDG NOW!, a AP planeja a criação de um sistema que rastreie conteúdo online e assegure o seu uso legal. Ao mesmo tempo, ainda segundo o IDG, a AP vai desenvolver páginas que encaminhem os leitores para as fontes mais competentes para determinada notícia.
Sem entrar no mérito da discussão do direito autoral neste momento, surgiu-me mais um ponto a acrescentar nestas investigações sobre o que vem a ser a web semântica. Se sigo o raciocício conceitual adequado, pode ser que a tendência do grande banco de dados interligados, à disposição das pessoas, seja um contrasenso. Sob o ponto de vista dos sujeitos, antes meros espectadores, isto parece maravilhoso. Mas sob a ótica de outros sujeitos, que produzem profissionalmente conteúdos - no caso da AP, no mundo inteiro - isso se complica. E se inserirmos nesta teia a competição entre o mercado produtor de conteúdo, isso talvez seja leviano. Conclusões? Nada!... Num campo de extrema complexidade, continuamos a refletir!
quinta-feira, 9 de abril de 2009
FESTIVAL INTERNATIONAL DU FILM DE LA ROCHELLE
Boa notícia e oportunidade para quem curte audiovisual e tem condições de participar37º Festival Internacional do Filme de La Rochelle, na França.

A indicação é de uma amiga, Júlia Virgínia Menezes. Começa dia 26 de junho e será, claro, em La Rochelle.
domingo, 5 de abril de 2009
Novo programa sobre audiovisual no Canal Futura
Mais uma sobre audiovisual!

Fonte: www.futura.org.br
TV, computador, celular... vivemos sobrecarregados por imagens
Estreia amanhã, às 22h30, no Canal Futura, No Estranho Planeta dos Seres Audiovisuais. Um programa que promete discutir as linhas e entrelinhas das produções audiovisuais. Numa linguagem voltada para o público jovem, deve tratar de questões conceituais e também de nuances que envolvem os processos de produção. A idealização ficou a cargo do cineasta Cao Hamburger (O Ano em que meus Pais Saíram de Férias/Filhos do Carnaval).
Se você curte o assunto, dê uma passada no site do Futura e confira os horários de exibição e as sinopses dos episódios. Num mundo em que se vive cada vez mais imerso em imagens, vale conferir!

Fonte: Divulgação
Filhos do Carnaval, série brasileira no HBO, dirigida por Cao Hamburger
sábado, 4 de abril de 2009
Festival de Audiovisual Universitário

Depois de um longo período de reflexões solitárias, volto a este espaço e reabro diálogos possíveis...
Desta vez, o assunto é a produção de audivisual nas universidades, um campo riquíssimo, marcado pela experimentação e pela busca de inovações. Cabeças jovens que se superam a cada produção, abrem novos espaços e ignoram amarras.
O 2º MIAU - Mostra Independente do Audiovisual Universitário - vai ser realizado em Goiânia, de 06 a 10 de maio. Na programação, exibição de curtas, exposições, oficinas, debates. Vale dar uma conferida no site!